Olá, eu sou a Antonella Vignati

Falar de mim e do meu percurso profissional é sempre um pouco complicado. Parece que tenho a tendência a fazer tudo “tarde” e há muitas áreas do conhecimento que me fascinam.

Tenho formação em Humanidades, fiz estudos clássicos e linguisticos em Itália.
De facto foi na minha primeira licenciatura que tive contacto com a língua e a cultura portuguesa, e foi uma bolsa de estudo que me trouxe a Lisboa pela primeira vez há 27 anos.

Tirei mestrado em História da Expansão Portuguesa. Fui professora na Universidade Católica e no Instituto Italiano de Cultura em Portugal, e no mesmo período fazia legendagens de filmes para a Cinemateca Portuguesa e tinha uma livraria italiana em Lisboa.

Um dia percebi que as escolhas académicas e profissionais que tinha feito não espelhavam as minhas paixões mais profundas, e eu não sei viver sem paixão.

Decidi, e ao mesmo tempo fui empurrada pelas circunstancias da vida a mudar tudo. Voltei a estudar, recomecei tudo desde zero.

Pelo meio fui mãe duas vezes, o que, em si, foi uma revolução tremenda na minha vida, que me trouxe vivências e perspectivas completamente novas.

Olhando para trás, consigo ver agora que foram anos de muita dor e imenso esforço, mas necessários para realizar o processo de transformação naquilo que sou de verdade.

Um processo que nunca vai acabar, claro.

Agora, por vezes até sinto um certo embaraço quando tento sintetizar o resultado destes anos de esforço e descobrimentos numa lista objetiva e concreta (que tive que “podar” bastante).

Por outro lado, eu sei quão interligadas estão todas estas diferentes áreas, e quão imprescindíveis elas são para todas as mulheres.

É um percurso que tenho intenção de continuar a enriquecer para servir melhor as pessoas naquilo que faço. Porque afinal de contas, disto se trata: servir, e deixar um lugar melhor por onde passarmos.
Eu escolhi esta área, a saúde das mulheres, porque sinto que somos nós a única salvação possível para este planeta.

Um pouco mais sobre a minha formação.

Sou Nutricionista (C.P. 4300N)

Tenho formação adicional específica em Nutrição Vegetariana e Vegana na gravidez, amamentação e primeira Infância pela Sociedade Científica de Nutrição Vegetariana (Itália).

Segui também curso trienal de Macrobiótica no Instituto Macrobiótico de Portugal

Além disto, sou ​Naturopata e Fitoterapeuta formada em 2010 após 4 anos de estudos full-time, com sucessivas especializações em:

• Fitoterapia para a Saúde da Mulher (Certified Women´s Herbal Educator) com a Dra Aviva Romm. Trabalho final sobre o uso da Fitoterapia na Fertilidade.

• Fitoterapia Ocidental segundo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, Diploma curso de 3 anos pelo Instituto Van Nghi, com o Dr. Jeremy Ross e Dra. Tan Bleinroth.

• Apoio nutricional à Fertilidade (curso Food as Medicine: Fertility and Pregnancy da Monash University).

• Fisiologia menstrual (curso Psico-neuro-endocrino-imunologia da menstruação na Escola de Arte Obstétrica de Florença, Itália).

• Apoio aos processos de gravidez, parto e pós-parto (formação OMS/Unicef de Conselheira de Aleitamento Materno. Doula com Michel Odent. Educadora Perinatal pela ONG Amigas do Parto).

• Fertility Awareness Based Methods e Contracepção Natural, nomeadamente:

Sou Educadora de Natural Family Planning (Sensiplan), com formação prévia em:

• ​Fertility Awareness Based Methods (FABMs) for Women’s Health and Family Planning pela Fertility Appreciation Collaborative to Teach the Systems (FACTS).

• Fertility Awareness for Natural Birth Control and Pregnancy (Método Justisse).

• Contraception: Choices, Culture and Consequences, Stanford University.

Finalmente, sou criadora e coordenadora do Curso Saúde Integral da Mulher no Instituto Macrobiótico de Portugal.

E agora, fundadora e coordenadora da Escola Saúde Integral da Mulher.